madeireirasolpoente@gmail.com
Fb Ig

Como evitar cupins atacando seus móveis de madeira

Como evitar cupins atacando seus móveis de madeira

Como se livrar de cupins é uma pergunta que certamente você já se fez em algum momento da vida. Afinal, de todas as pragas que podem invadir nosso cotidiano, essa é, sem dúvida, uma das que podem trazer os maiores prejuízos.

O cupim é um inseto que se alimenta principalmente de madeira. No entanto, o sistema digestivo desses bichinhos também consegue digerir materiais formados por celulose como papel, papelão, tecidos e até plantas.

Isso significa que o cupim pode literalmente devorar sua casa!

A boa notícia é que felizmente existem maneiras de se livrar de infestação de cupim e também de evitar o ataque do inseto.

Como identificar o problema com cupins

Descubra qual o tipo de cupim

Para começar, você precisa saber que, dentre várias espécies do inseto, destacam-se dois tipos, os mais perigosos: o cupim de madeira seca e o subterrâneo.

Os cupins de madeira seca voam e encontram brechas dentro da madeira. Nesse momento, eles criam seus ninhos e começam a colocar ovos, formando, assim, uma nova colônia.

Esse tipo de cupim é de cor branca e bem pequeno, mede cerca de dois a três milímetros de altura. Como vivem dentro da madeira, a infestação pode se tornar ainda maior, porque eles são facilmente transportados através de objetos, caixas ou molduras de quadro.

No outro lado, existe o cupim subterrâneo. As colônias desse tipo de inseto formam seus ninhos no solo, próximo a alguma fonte de alimento ou de umidade.

Essa espécie é justamente aquela que costuma deixar rastros de sua infestação. Você já deve ter se deparado com aqueles “caminhos” de cupins nas paredes.

Pois bem, esses “caminhos” são um tipo de túnel que os cupins constroem para buscar alimento.

Identificando a invasão de cupim

Agora que você conhece os tipos mais danosos de cupim, já pode identificar quando a sua casa for um alvo em potencial do inseto.

Vale anotar essa dica: quanto mais precoce for no diagnosticada a infestação, menos danos eles irão causar. Sim, prevenir o ataque também é uma medida que sairá muito mais econômica para o seu bolso.

Para perceber se há enxame de cupins de madeira seca na sua residência, fique atento (a) as madeiras.

Essa espécie costuma deixar uma pista óbvia, que aquele pó da mesma cor da madeira, semelhante a serragem.

Faça um teste e comece a bater levemente na madeira. Se ela estiver oca, é uma prova contundente que há um ninho de cupins à espreita, devorando as madeiras da sua casa.

Já os cupins subterrâneos, deixam rastros ainda mais visíveis, os conhecidos “caminhos” castanhos nas paredes. Encontrou um desses túneis, providencie imediatamente uma dedetização ou veneno para acabar com a praga.

Como matar os cupins

E essa escolha do método para matar cupins vai depender da gravidade da infestação. Se você notar logo as pistas deixadas pelos cupins e se sentir confiante para aplicar o veneno, informe-se sobre os produtos mais indicados e siga rigorosamente as medidas de segurança recomendadas.

Agora, se o ataque já está em estágio avançado procure profissionais que façam a dedetização. Empresas de controle de pragas profissionais são especialistas em detectar infestações de cupins e avaliar sua gravidade.

Como evitar infestação de cupim

Matar os insetos é uma ação inevitável quando sua casa já se tornou um alvo deles. É possível, no entanto, adotar medidas simples para evitar infestações.

Conheça algumas formas:

Evite armazenar madeira e outros objetos que possam atrair os cupins em lugares úmidos.

Use o verniz? Ele é uma boa solução contra os cupins, especialmente os de madeira seca, que se aproveitam das brechas para se infiltrar no material. Com a proteção do verniz, é mais difícil eles entrarem nas rachaduras.

Sempre fiscalize os rodapés e forros da casa, dos móveis de madeira.

Reduza os níveis de umidade. Os cupins precisam de água para sobreviver também. Torneiras com vazamentos, telhados, calhas etc. devem ser todas consertadas.

Não deixe sua casa ser devorada! O resultado pode sair muito caro para você.